Bem vindo ao Nosso Blog

Disfrute deste maravilhoso passeio virtual pelo nosso pequeno mundo...

Breve História do CURPIO



O CURPIO







Os reformados, pensionistas e idosos de Odivelas sentiam a necessidade de terem um local onde pudessem se encontrar, conviver e realizar actividades lúdicas como complemento.

Ao sentirem esta necessidade e conscientes do que poderia ser feito em favor desta faixa etária levou-os a organizarem-se como Comissão Instaladora que esteve na base da constituição em 17 de Maio de 1980 de uma Associação que se veio a denominar Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Odivelas.

Esta Associação propôs-se a criar um Centro de Dia a partir do qual se desenvolveriam modalidades de apoio aos idosos. Para o efeito foi solicitado, na altura, apoio à Junta de Freguesia de Odivelas e Câmara Municipal de Loures, que mostraram toda a disponibilidade para apoiar a iniciativa.

Dos Actos de Constituição do CURPIO – Escrituras, Registos, Estatutos

- Escritura Pública em 9 de Setembro de 1983 em como foi constituída uma Associação, realizada no 20º Cartório Notarial e publicado no D.R. nº 56 – III série de 09/03/1983.

- Alteração dos Estatutos em Assembleia Geral de 24/05/1986 e publicados no D.R. nº 180 – III série de 07/08/1987

- Alteração da denominação de Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Odivelas para Centro Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos de Odivelas e publicado no D.R. nº 3 – III série de 04/01/2010.

Sócios Fundadores do CURPIO (por ordem numérica)

1 – Alfredo dos Santos Gouveia

2 – António Antunes da Silva

3 – António Luiz Francisco

4 – António Neves Fernandes

5 – Francisco dos Santos Vaz

6 – Francisco Saraiva

7 – Maria Augusta de Oliveira Mendes Francisco

8 – Mário da Silva Reis

9 – Vitorino Bernardo

10 – Virgínia Conceição Marques Faria



Locais das várias Sedes do CURPIO

O CURPIO já esteve instalado nos seguintes locais:

1º Num andar, de prédio já demolido, no local onde presentemente está o edifício da Moviflor e as instalações da Rodoviária;

2º Numa casa emprestada, na Travessa das Cardosas nº 2 (na zona velha da cidade – junto à casa da Memória);

3º Na loja 14 do Mercado Novo, na Av. D. Dinis;

4º Na actual sede, na Rua Rainha D. Estefânia nº 4 – Loja. Estas instalações são periódicas da Câmara Municipal de Odivelas e encontram-se cedidas ao CURPIO em regime de COMODATO.

De centro de Convívio à Prestação de Serviços à população em parceria com o Instituto de Segurança Social

Com a atribuição do novo espaço ao CURPIO, o que actualmente ocupamos, ganhou-se vitalidade e foi assim crescendo e desenvolvendo-se, tendo sido implementadas actividades lúdicas na nova sede para a população, tais como um grupo de teatro, a ginástica, os bailes e passeios que tiveram logo desde início a adesão dos sócios.

Com o aumento do número de associados e a sua participação na vida da Instituição, foram referenciados sinais de exclusão social, sendo a solidão e as situações motivadas pela falta de recursos económicos as mais relevantes.

A Direcção do CURPIO, face ao conhecimento dessas situações, decidiu contactar o Instituto de Segurança Social para tentar algum apoio a estas situações. Nesse sentido foi estabelecido o primeiro acordo de cooperação no ano de 1986 para comparticipação em Centro de Dia com 50 almoços a utentes, e três anos mais tarde, em 1989, um segundo acordo assinado, também para uma comparticipação, em Centro de Convívio para 30 lanches.